segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Aparando terminais - flush cut

Nós sabemos que em toda montagem na hora de cortar os terminais, muitos deles voam para tudo quanto é lugar fazendo com que depois na hora de limpar a mesa, seja uma caçada aos terminais fujões.
Com o passar dos anos aprendemos truques diversos que nos poupam um bom tempo que seria desperdiçado com processos demorados e ou chatos, sou adepto do “melhor prevenir do que remediar” pois basta apenas uma boa observação que logo encontramos soluções simples e eficazes para executar nosso trabalho.
Alicate de corte rente
A foto acima mostra uma simples dica, que é a de apoiar o terminal a ser cortado com o dedo, assim evitamos que ele voe e eu caia sobre a placa e ou apenas o local em que estamos realizando a montagem do kit. Existem alicates com engenhosas soluções para não deixar o terminal no local e ou que ele sai voando, mas alicates de corte rente os denominados “flush cut” não tem jeito arremessam os terminais para tudo quanto é lado.
E se tratando de terminais curto e mais grossos fica pior ainda pois será praticamente arriscado barrar o arremesso dos toquinhos de terminais, algo que considero prático e seguro e apoiar a ponta do dedo indicador da mesma mão que manuseia o alicate, um pouco a frente do parafuso central do  alicate e utilizar o final do corte do alicate.
Como o corte do alicate fica do outro lado não correrá o risco de cortar a ponta do dedo, a não ser que force o dedo contra o bico do alicate, com pena de ganhar um beliscão no máximo, porém com a prática se consegue manusear o alicate e fazer o corte e segurar o toquei de terminal, essa dica é boa para quando for aparar terminais de circuito integrados.
Da próxima vez que for montar os kits lembre-se dessa dica, pois terá menos trabalho na hora de limpar o local de montagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário