segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Auto gravação do OS no gravador de MCU PICkit2

Procedimento para a auto gravação do PIC18F2550:
Trecho retirado do fórum Network54, a qual participo, segue o que escrevi lá.

“Fiz alguns testes aqui, o LED BUSY esta indicando que seu gravador está em modo BOOTLOADER, é uma “auto” programação do firmware do PIC18F2550.
Para entrar nesse modo basta pressionar a chave tact (gravar) LOAD, mantendo pressionada, conectar o cabo USB, e assim o LED BUSY começara a piscar.
No teu caso verifique se o PINO 26 do PIC está em curto ao GND ou até mesmo a chave TACT conduzindo, o que obriga sempre o PIC iniciar no modo bootloader ao conectar o cabo USB.
Se mesmo assim removendo a chave e o led BUSY continuar a piscar, volte a chave a placa. ”
- Conecte o gravador (o windows deverá reconhecer o item, e verá alguma notificação do USB ou simplesmente o som de dispositivo USB plugado) no teu caso o PIC já está no modo BOOTLOADER e não precisará pressionar a chave para entrar nesse modo.
- Abra o programa PICkit2 (vai aparecer uma mensagem em amarelo; The PICkit2 sem sistema operacional, The PICkit2 has no OS, Use the tools menu to download an OS “Use o menu ferramentas para baixar um sistema operacional”) O programa vai travar, impossibilitando de chegar até a opção Dowload PICkit2 OS.
- Desconecte o gravador e vai estar habilitado esta função, no menu TOOLS, clique na opção download Pickit2 download OS para abrir a caixa de navegação.
- Conecte novamente o gravador na USB, sem fechar a janela do programa.
- Baixe o firmware PK2V023200.HEX
- Pela janela que abrir carregue o arquivo HEX e o programa indicará DOWNLOADING NEW PICKIT2 OS em AZUL e apenas aguarde até que termine e mostre em verde PICkit2 CONNECTED ID=OIHoss
Nesse processo vai indicar dispositivo USB, conectado e ou apenas o som de dispositivo USB encontrado.
Se esta auto regravação do PIC18F2550 não resolver, ai só regravando o PIC em outro gravador.

Programa versão 2.61 pode ser baixado Aqui.

Um comentário: