terça-feira, 27 de agosto de 2013

Carga eletrônica ajustável (Dummy load)

O circuito se destina a funcionar como uma carga resistiva sobre o circuito em teste, nele podemos dosar a corrente sobre o resistor shunt de carga do circuito em questão (este resistor shunt, poderá ser configurado com vários resistores em série e paralelo e até mesmo fixados no dissipador, para configurar apenas um resistor, mas com dezenas de watts de dissipação)

Clique na imagem para aumentar
Nossa placa foi inspirada no circuito acima, (imagem sem autor, origem busca do Google), fizemos algumas modificações, como o acréscimo de uma regulador de 5 volts e dispomos os componentes para facilitar a fixação da placa a um dissipador, na imagem abaixo é mostrada a placa em funcionamento, é só ligar a alimentação pelo plug P4 (estou usando uma fonte de 12V 1A) e ajustar o trimpot, para um lado o FET conduz menos e para o outro ele satura, ficando toda a corrente sobre o resistor shunt.


Circuito que estou utilizando para realizar os testes nos kits de fonte que estou produzindo, a maioria é máximo de 5A porém a carga do jeito que está nos arquivos suporta até 10A e 55V, mas se utilizar um FET com características maiores, tanto na tensão e corrente poderão conseguir outros resultados.

Foto da plaquinha montada em um cooler de processador Athlon 6000+ é indicado para processadores com temperatura de até 120W, então fico preso em fazer as medições de 20V por 5A sem problemas.
Uma vez a placa fixada no dissipador, basta ligar um cabo que suporte a corrente ajustada e ligar a saída da fonte, note nas imagens que utilizei dois pedaços de cabo flexível de 2,5mm.


Na placa também há um conector com os respectivos pinos ( GND, A , GND, V, GND e +12V) destinados a ligação de um circuito Voltímetro e amperímetro, assim teremos a indicação da tensão e da corrente da carga ajustada. 

O ajuste é um trimpot de 10K modo grosseiro, mas dá para ir ajustado o consumo da carga e visualizando a corrente de consumo e a tensão da fonte em testes, utilizo um painel genérico de tensão e corrente, alimentado diretamente da plaquinha da carga. O voltímetro utilizado é este aqui,  mas a maioria dos módulos que disponho tem essa configuração de pinagem. 

Quem quiser montar, abaixo o link do arquivo pdf com o tamanho certo da plaquinha, alterando o FET da carga e ou o resistor shunt também pode-se criar uma carga para fontes das TVs para se analisar flutuação ou o desame da fonte de acordo com a corrente da cara ajustável.

O arquivo com o layout em maior qualidade pode ser baixado Aqui.

Fora feito algumas placas de testes do equipamento, ainda temos algumas placas (somente a plaquinha sem os componentes) se for do interesse, poderá ser adquirida em nossa loja Aqui.

Lista de material da nova placa, com as indicações que estão na placa.

R1 = 10K SMD 0805
R2 = 2K2 SMD 0805
R3 = 4K7 SMD 0805
R4 = 5K2 SMD 0805
R5, R6 e R7 = 000 JUMPER SMD 0805
R8 = 0,1 OHMS 5W FIO (Montar do lado da placa que vai ficar encostado no dissipador)
C1 = 10uF á 47uF 16V Eletrolítico
C2 = 100nF / 50V cerâmico SMD 0805
IC01 = LM358 SMD soic08
IC02 = AMS 1117- 5.0 Regulador de 5V 1A SOT223
Q1 = IRFZ3205 (ou qualquer um que tenha a RS mais baixa possível) montar do outro lado da placa.
P1 = 1K trimpot multivolta (ajuste fino)
P2 = 10Ktrimpot comum (ajuste grosso)
LED1 = LED VERDE SMD 0805 (indicador de fonte de 5V do controle da carga)
LED2 = LED VERMELHO SMD 0805 (indicador da tensão da carga)
CN1 = Conector de barra, 2 terminais com parafuso (para ligar a saída da fonte em teste)
CN2 = Plugue P4 fêmea (alimentação de 12V da placa de controle)
VENT = Terminais para ligação do cooler do controlador, 12V.

Pinos auxiliares:
G = GND
A = Voltímetro escala de 2V (indica a corrente da carga)
G = GND
V = Vóltímetro (Escala máxima de acordo com o máximo do FET utilizado) indicar a tensão sobre a carga.
G = GND
+ = +12V

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, deste não tenho mais, do nada alguns mêses depois não consegui mais comprar os Mosfet e CI originais, e ai acabei descontinuando a placa, é bem provável que em breve kits com LM317, 350, TL084 e outros mais corriqueiros deixaram de existir está impossível importar semicondutor que funcione, e até as lojas locais já estão vendendo estes falsificados.

      Excluir
  2. Se eu colocar um resistor de carga de 0,1ohm como eu poderia medir a correte na carga medindo a tenção no resistor de carga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ponto de leitura de corrente é no resistor do Supridoro do Mosfet utilizado.

      Excluir
  3. sera que posso usar o Mosfet IRFP2907?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer Mosfet, desde que seu "Rds" seja o mais baixo possível, servirá sim:

      IRFZ3205 = Rds 0,0080 Ohms
      RFP30n06LE = Rds 0,0047 Ohms
      IRFP2907 = Rds 0.0045 Ohms

      Excluir
  4. Boa tarde , meu Nobre Márcio, há para vender a placa de circuito impresso deste circuito de Dummy Load, e , se tiver onde encontro e qual o preço.
    Lorenzo - lorenzo.rj.assessoria@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido a componentes falsificados não deu certo esta placa, substituímos por cargas resistiva fixa de alta potencia.

      Excluir