segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dispenser tipo pincel

Dispenser para líquidos diversos. Minha loja no Mercado livre.


Neste artigo trataremos de mais uma utilidade para a bancada e ao mesmo tempo reaproveitando e reciclando.
Comecemos pelo principal que é o recipiente que armazenara o líquido que iremos utilizar, e para isso é bom escolher um vasilhame que seja resistente, pois nada dará certo se utilizarmos um frasco de plástico que não suporte álcool por exemplo, vai derreter quando em contato com o produto que é parte e ou solvente de sua composição, para nosso exemplar empregamos um frasco de cola de isopor, pois é maleável, pequeno e resiste a soluções solventes e alcalinas.
Notem que o frasco escolhido tem um bico aplicador longo, ao qual é o interessante, pois precisamos de algo que tenha uma certa precisão na hora de aplicar o produto (utilizo muito com fluxos líquidos). Mas outros fluxos podem ser utilizamos desde que se tenha os diluídos e ou em forma de creme.
Para as cerdas do bico do dispenser utilizei cerdas de pincel mesmo, aquela trincha de limpeza, com aquelas cerdas laterais rebeldes, use elas mesmo, pois serviram para algo útil nessa aplicação.
Após cortarmos a quantidade necessária, que caiba dentro do firo do bico de plástico do bico dosador, basta fazer um feixe de cerdas enrolando um arame de 1 milímetro apenas para manter as cerdas presas. Acerta algumas pontas pois iremos introduzi-las por dentro do bico do aplicador, para ajudar basta torcer o feixe de cerdas e assim que aparecer as primeiras na ponta do bico de plástico continuar a puxar, mas lembre-se de continuar a torcer e puxar, isso fará com que todas as cerdas passem através do furo do bico de plástico.
Uma vez feito o procedimento de inserir as cerdas no bico, será necessário aparar e dar formado ao "pincel" ao qual servirá como tampa e ao mesmo tempo conduzir o líquido por capilaridade, não importa se tiver colocado muitas cerdas, o líquido fluirá perfeitamente, e com mais cerdas evitará de escorregar para dentro do frasco quando apertarmos no uso.

Quanto mais cerdas tiver o chumaço, mais firme ficará o "pincel" porém se o líquido for espesso demais, irá dificultar o escoamento do líquido, nada que alguns testes não resultem em algo eficaz.
A direita temos o bico do dispenser já aparado e pronto para ser utilizado e nesta ultima imagem o nosso dispenser finalizado.
O uso do dispenser, é indicado por soltar uma quantidade menor de líquido do que o bico de plástico do recipiente, de álcool, fluxos e outros solventes que temos na bancada, e a escolha de um frasco menor, se deu pelo manuseio mais prático e eficaz do que com um frasco de 100ml nas mãos, os estabanados de plantão que o diga isso, não é.
Muitos vão perguntar sobre a tampinha do bico, o que posso dizer é que se o frasco utilizado tiver uma tampinha e a altura das cerdas após cortadas, couberem dentro, pode se utilizar sim, mas mesmo ficando em aberto não há a evaporação significante e ou derramamento se o frasco virar, por as cerdas estando juntas e firme, o líquido não flui através delas.
Bom pessoal esse foi mais um "dicas e guias" da semana e até a próxima.
  Fotos e texto; Márcio R. Ortolan

Nenhum comentário:

Postar um comentário