segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ESR Meter 150Khz

Medidor de E.S.R

Circuito clássico de medidor de esr analógico, circuito baseado no CI, SN74HC14N, constituído basicamente de um oscilador de 150Khz, buffer, comparador e amplificador retificador. O máximo de alcance é de 75 Ohms aproximadamente e valores abaixo de 1 ohms teremos uma certa dificuldade em ler a posição do ponteiro do galvanômetro, pois o espaço utilizado na escala é muito pequeno, o que dificulta distinguir pequenos valores.

O layout com melhor qualidade poderá ser baixado Aqui:
Algumas considerações a serem levadas em conta:

Para testar se o galvanômetro está com as molas ruins, curto-circuite as ponteiras do aparelho e ajuste para zero na escala, em seguida dê pequenos toques com os dedos na lateral da caixa do multímetro, esse procedimento vai fazer a agulha se desloque para ambos os lados e no final deverá retornar aonde estava ajustado.
  
Exemplo de uma placa montada - lado de cima - componente comum

  Caso atrase ou adiante uma das molas estão ruins, causando o desbalanceamento do peso do ponteiro que passa a ser alterado por força externa do movimento que fazemos na caixa, a única solução é trocar o galvanômetro nesse caso, por isso é bom termos um aparelho de bobina móvel sobressalente ou testar na hora de comprar, pois a qualidade desses multímetros está muito baixa.

- Sensibilidade do galvanômetro (os mais rápidos tendem a dar um solavanco na agulha e os mais lentos podem nos dar a impressão de que o ponteiro está parado, porém ainda está se movendo)

 Havendo o deslocamento, com o tempo de uso a fim de equilibrar a velocidade do movimento da agulha, deve-se aumentar o capacitor de 100nF em paralelo com o galvanômetro para 1uF (capacitor SMD próximo dos fios de ligação na placa), pode ser até mesmo um capacitor eletrolítico de 1uF or 16V, respeitando a polaridade do galvanômetro e pode ser fixado nos próprios terminais do galvanômetro.

Exemplo de uma placa montada - lado de baixo - SMD
- Qualidade do potenciômento de ajuste externo (a baixa qualidade dele, faz com que ajustes minuciosos, algo impossível de se ajustar)

  A placa do medidor de ESR 150KHz tem um trimpot de 20K multivoltas (15 voltas) que fica em série com o potenciômetro externo da caixa do multímetro, uma solução para esse problema seria, remover o potenciômetro externo, retirar o trimpot de precisão da placa e fixá-lo a caixa no lugar do externo e adaptar o knob externo ao eixo do trimpot.

  Este procedimento daria ao técnico uma precisão maior ao ajuste de zero e melhoraria o problema de falhar e deslocar também o ponteiro, para mais e para menos.

- Variação no valor da leitura se comparado com outro aparelhos.

 Essa variação da posição do ponteiro em relação a escala numérica do painel, se dá devido ao posicionamento da escala quando montado o painel, portanto muito cuidado na hora de colar a etiqueta da escala do painel, sempre colar ela alinhada encima da original do multímetro.
escala para colar no painel - melhor qualidade baixar o arquivo pdf.
Aquivo pdf do painel, faça o download Aqui

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Para baixar aquivos no 4share tem que estar logado (crie uma conta com e-mail válido no 4share)

      Excluir
  2. Marcelo que tal a ideia de usar o multimetro digital para a leitura dos valores, acabaria com muitos problemas.
    sds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tensão de saída do circuito não dá para criar uma tabela de valores, o que levaria a criar uma série de andares amplificadores de tensão e após ajustar o fundo de escala, fazer uma tabela de comparativa contendo; uF* U* ESR, praticamente seria criar outro medidor, já se tentou isso em meados 2009, utilizando desde do LM555 passando por microcontroladores e morrendo novamente na escala analógica.

      Excluir