terça-feira, 27 de agosto de 2013

Reator eletrônico

Típico dia de chuva, não tem o que fazer, bora a destrinchar o circuito de pequenos reatores de lâmpadas fluorescentes, abaixo dois circuitos dos inversores de lâmpadas econômicas, notem a simplicidade e ai fica fácil entender o porque de não durarem tanto. Minha loja no Mercado livre.
O circuito é auto oscilante e tal arranjo é bem feito nas coxas, afinal para que gastar componentes extras para estabilizar a frequência de trabalho, se a duração será baixa, afinal oscilou, faz-se luz.

Clique na imagem para aumentar
 Notem que no circuito abaixo melhoraram um pouco a tensão de start do oscilador, porém reduziram no custo dos transistores chaveadores, MPSA42 não suporta a corrente do circuito, esta tem sua duração inferior a 1000 horas.
Clique na imagem para aumentar
 Mesmo sendo de baixo custo estes reatores e lâmpadas, são ótimos fornecedores de material eletrônico, já que dispõe de alguns capacitores miniaturas de tensão alta, chaveadores de mais de 300V, enfim conseguir meia dúzia de componentes para fonte chaveada, e projetos que exijam componentes que trabalhem em tensões altas, pagando menos de 10 reais por isso, vale a pena sim, em caso de não se conseguir no comércio local, não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário