sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Conversor USB serial, paralela, RS232 - CH341A


A algum tempo atrás era motivo de se descabelar atrás de uma alternativa para leitura e gravação de eeprom, e com o passar do tempo outra figurinha nova começou a dar o ar da graça, em nossas bancada, seja de reparos e ou de desenvolvimento de kits etc.

Ao máximo se explorou das portas LPT1 e COM1, seriais, gravadores de baixa tensão, lerdos e não era todo os windows e usuários que disponham de um computador com as configurações necessárias ao funcionamentos dos simples gravadores, lembro que era uma maratona, ter que desligar o PC e trocar de windows, um que ainda havia suporte das portas seriais e enfim realizar o serviço de gravação.

Muitos procuraram e encontraram Cis dedicados que prometiam fazer a conversão USB para serial, mas o problema de drives incompatíveis desanimava qualquer um a prosseguir com o desenvolvimento de algo, pois resultaria em muito suporte ao novos usuários, tipos de erros apresentados, usuários desprovidos de conhecimento técnico, era um caos.
Circuito básico de conversor serial RS232
Aos poucos chegou ao mercado um circuito com o código CH341, porém chegou com o código aberto e nosso amigos chineses logo trataram de criar drives e programas para este conversor, hoje existe a rodo pela net drives e programas para este CI, compatível com windows 32, e 64 bits, praticamente funciona em qualquer coisa (digo dispositivo com windows) que tenha USB, como sempre citei em meus comentários, o problema de se criar um hardware USB para se usar em eletrônica é puramente relacionado com o software.

Outros detalhes sobre o conversor e como cria ro gravador USB podem ser conseguidos no próprio datasheet do CH341 AQUI embora creio que não é muito vantajoso partir para a construção já que em nosso mercado não se encontra a maior parte dos componentes, e importar o material com o Dolar alto é ficar esperando um bom tempo a ponto do caldo sair mais caro que o próprio peixe.

O software do CH341 para que quiser se aventurar a criar seu próprio gravador abaixo;

Programa do CH341A Aqui ou Aqui

Lista de chips suportados Aqui

Manual em língua oriental Aqui

Outro exemplos podem ser conseguidos no Google Aqui é bem provável que este programa seja interpretado pelo Avast e ou outro antivírus como Malware, então após certificar que o conteúdo esteja limpo, faça a liberação do executável ou desligue temporariamente o Antivirus para se utilizar o programa do CH341. Isto ocorre porque o programa não carrega informação do editor em que fora feito, assim o antivírus compara o arquivo com seu banco de dados e julga o arquivo como cavalo de troia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário