quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Placa drive de Rele - Módulo Rele

Circuito extremamente simples, quem nunca se deparou com um pequeno detalhe após configurar um microcontrolador, um sensor de alarme e ou outra aplicação que envolva o controle de uma carga, com uma corrente ou tensão superior a do controle em questão, hoje trago um exemplo de um pequeno drive NPN, alimentado por 12V, o circuito requer algo entorno de 200mA, para que funcione corretamente as bobinas dos reles.
Clique na imagem para aumentar
O acionamento do drive será quando a entrada do circuito estiver em nível alto, ou algo entorno de 3,3V á 5V, porém o circuito admite mudanças, como a troca do transistor NPN por um PNP, tornando o acionamento da entrado o inverso do NPN, sendo aciona quando o nível por próximo do GND, já a tensão do circuito é definida pela tensão dos reles, utilizando reles de 5V, a tensão de funcionamento do bloco será de 5V. Abaixo um exemplo da placa de circuito impresso, com suas dimensões, basta ajustar o tamanho da imagem um programa como o CorelDraw e imprimir.
Clique na imagem para aumentar
Este módulo foi criado para trabalho com a placa do voltímetro amperímetro com controle de automação, mas pode ser utilizado com outros circuitos que tenham o controle de saída com níveis alto e baixo.

Boas montagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário