terça-feira, 3 de setembro de 2013

Vu Meter 60dB - 20 leds

Vu Meter 60dB - 20 leds

Artigo publicado na revista ELEKTOR de 2002 com o título de "Small Circuits Collection" do autor "RIKARD LALIC" da Slovenia a qual cedeu gentilmente as fotos do kit montado por ele, e como havia prometido um pouco tarde agora, mas publicando o artigo no blog juntamente com os créditos dele.
Placa que montei para as fotos

O circuito trata-se de um arranjo em cascata do LM39xx, pois é preciso que o sinal de entrada sature o ultimo led do primeiro CI, para que o outro comece a iluminar os leds da sequencia, embora o autor tenha colocado chaves para comutar o modo barra e ponto, só consegui fazer funcionar em modo barra, que na minha opinião é mais vistoso de se acompanhar o efeito.
Logo de cara da para ver a diferença do material utilizado na montagem, lá fora consegue-se as melhores opções de componentes, caixas etc, aqui no Brasil é patola e olhe lá. Esta versão da montagem é composta de duas placas do Vu Meter 60dB - 20 leds, (clique nas figuras acima para aumentar) a caixa tem seu tampo de acrílico transparente o que favorece esse tipo de montagem, na lateral fora fixado bornes P2 para as entradas de áudio e na outra lateral um borne P4 para a fonte de alimentação.
fonte de alimentação sugerida.
O autor sugeriu a utilização de uma fonte de 9V, porém na pratica o que posso dizer é que isso vai fritar os LM3915 utilizados, pois no diagrama, se olharem bem verão que a tensão tanto da entrada e na saída do regulador fixo, é de 5V, explico; a configuração do circuito, utiliza os leds diretamente no Ci, sem resistores de limitação de corrente, assim pelos cálculos do fabricante, 1 led mais a resistência do comutador interno do CI, não pode ultrapassar 5V, e em caso de se energizar o circuito com uma tensão de 9V ou 12V deve se obrigatório o uso de resistores em série com os leds de acordo com a corrente de funcionamento do mesmo.
Clique na imagem para aumentar
Notas da montagem, as quais foram definidas pelo uso e o material que tinha em mãos:
- O regulador de tensão de 5V pode ser removido da placa se for utilizada a tensão de 5 volts, notem na na primeira imagem "Placa que montei para as fotos" que fiz uma ligação do pino 1 e 3 do regulador, assim tudo fica alimentado por 5V apenas.

- As chaves S1 e S2 também foram substituídas por jumpers, ligados pinos 1 e 3.

- O trimpot P1, foi substituído por dois resistores fixos, 68 Ohms (ligado do centro ao  R7) e 47 Ohms (ligado do centro ao R6) essa substituição é mais por praticidade pois muitos não tem como conseguir um trimpot desse valor em sua região.

- A sensibilidade do circuito está sobre C1 e R1 seu valores vão de acordo com a tabela no arquivo PDF em anexo ao post, o sinal de áudio deverá ser suficiente para excitar todos os leds, dispositivos e MP3, celulares, provavelmente precisarão ser amplificados.

Arquivos PDF do artigo. A imagem da placa está no tamanho certo, é só imprimir.

Em Esloveno Aqui

Em Inglês Aqui

Embora o artigo esteja em outra língua, estamos diante de uma linguagem universal, que é a Eletrônica em si, qualquer profissional e ou hobbista saberá interpretar todo o circuito, observando apenas o diagrama do circuito, para mais informações cabe a pessoa, pesquisar, e traduzir trechos do artigo, para isso o google translator quebra um galho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário