segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Vú-meter Pseudo Matriz

Muitos indicadores de nível de áudio, quando configurados em matriz de leds, ou são multiplicados ou são múltiplos módulos, de ambos os casos, qualquer painel de 5 cm quadrado lá se vão 50 ou mais leds.

Nisso acabamos utilizando centenas de componentes e o resultado não é tão satisfatório, e sempre haverá um exemplo melhor que o construído por você. Alguns circuitos mais simples compostos por componentes em série que formando uma escala de tensão nos dá a leve sensação de que temos uma escala digital ou pelo menos nos dá essa sensação.

O vídeo abaixo mostra exatamente isso, temos a sensação de que são 4 barras isoladas de 6 pontos formando uma matriz de 24 leds, esse arranjo é facilmente encontrado em aparelhos de baixo custo e importados, na verdade os exemplos dos caras são um display eletroluminescente com centenas de pontinhos mas que formam as linhas.

Pelos exemplos que circulam pela internet pegamos um arranjo simples e aplicamos em uma matriz de leds, com colunas em paralelo, mas linhas aleatórias, pré-determinadas, linhas que corresponderão a um ponto da barra do vu meter, esse arranjo nos dará a falsa sensação de que cada barra (leia-se coluna) está respondendo isoladamente da outras, abaixo um vídeo do efeito conseguido com este simples arranjo.

Em slow de 8X, é possível ver a queda de tensão de cada diodos em série com as bases dos transistores, adiantem um pouco o vídeo, pois eram 10 segundos que viram 4 minutos.


Abaixo o diagrama do circuito, notem que se trata apenas de um amplificador retificador e o sequencial dos leds fica a cargo da queda de 0,6 Volts dos diodos D5 á D6.
Os leds D3 á D9 representam as fileiras de leds em série , em um total de acordo com a tensão a ser utilizada (par auma tensão de 9V pode ser utilizada em média 6 a 7 leds em série)



Pode ser criada mais linhas a fim de melhorar a sequencia e o efeito, ou até mesmo utilizar um vú clássico de 5 a 10 pontos, e utilizar a idéia do gráfico pré formado. O efeito ainda pode ser melhorado, adicionando um filtro branco (acetato branco leitoso) sobre os leds, esse filtro irá reter a luz dos leds por mais tempo e ficará mais agradável o efeito para os olhos.


O segredo do efeito pseudo visual é exatamente a ultima linha de LEDs das colunas, que formam cristas em uma onda senoidal, claro que em nosso exemplo de apenas 24 leds fica pequeno o efeito causado, mas o suficiente para se passar por um bom vu meter.O efeito criado é exatamente o da figura abaixo, notem que as formas de cada linha, que equivalem a um led da barra do VU, as associações aleatórias nas linhas, nos passa a sensação de que cada barra (coluna) tem mais ou menos leds que as demais, o que causa o efeito.
Para que não quer gastar muito e ou não dispõe de conhecimento para criar miraculosos efeitos micro-controlados, eis uma boa e barata solução, muito outros efeitos podem ser criados, partindo do principio da ilusão criada nas linhas que compõe a matriz de leds, algo que ficou fora de padrão e ou cálculos fora que a corrente e brilho de cada LED são diferentes, o que teria que haver uma compensação para que todos tivessem os mesmo brilhos, mas isso somado ao efeito criado veio bem a calhar, pois ficar visível a diferença entre os pontos que são comuns em um display gráfico. Ninguém dá valor a circuitos simples, porém com um pouquinho de criatividade se consegue belos trabalhos.

Layout da placa já no tamanho correto de imprimir, abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário