quinta-feira, 24 de março de 2016

Amplificador com STK405-XXX

Esta placa foi criada com base no datasheet do STK405-100A, mas suportará toda a família, mudando apenas a tensão de alimentação do módulo.


Sequencia da montagem: Clicar na imagem para ampliar.


Para os resistores, apenas os dois referentes ao pré amplificador deverá ser de 100 Ohms por 1W, os demais são de 1/8W.

Capacitores cerâmicos e de poliéster, assim como os menores capacitores eletrolíticos. , Os capacitores no geral tem sua tensão de trabalho a a partir de 50V.

Capacitores eletrolíticos do pré, fase e entrada são de 50V, e os capacitores filtro do pré, poderão ter seu valor de 47uF á 100uF, não haverá problemas entre utilizar esses valores.
Os capacitores de filtro da alimentação, são em média sempre de 4700uF, mas para uma corrente de 3 Amperes, pode-se utilizar de 2200uF á 3300uF, no exemplo foi utilizado 2200uF por 50V.



A ponte retificadora é de 3A por 1000V, caso não seja utilizada nesta placa, no caso já tendo a tensão simétrica externa, pode-se jumpear os terminais que coincidem com os pinos do conector de alimentação +VCC e -VCC, Os leds da placa são indicadores das tendões de alimentação, opcionais.



Os indutores de saída, são de 2u2H, feitos no diâmetro de uma caneta de retroprojetor (10mm) sendo 10+10 espiras de fio 18AWG em duas camadas.


O resultado é esse módulo amplificador STK405, na imagem acima foi utilizado o STK405-100A com potencia de saída de 60+60W com impedância de 6 Ohms, mesmo utilizando em 8 OHms a potencia de saída ficou próxima a desse valor uma vez que fora utilizada uma tensão de alimentação de +/-40V acima da sugerida (+/-29V), outros dois detalhes que pude observar, é que mesmo tendo um TDH alto, não foi perceptível, bem provável que as caixas de teste ajudaram, o que deixou a desejar é que foi preciso um sinal de entrada maior que a disponível na maioria das placas de som de PC e alguns celulares, em média foi preciso ter aproximadamente quase 700mW para que se entregue a máxima potencia de saída. O dissipador utilizado tem dimensões de 8,5x 6,5x 2cm junto com um cooler de 12V.

Fica ai a sugestão completa de uma placa para se montar como amplificador de desktop e ou até mesmo a substituir a etapa amplificadora de uma aparelho de som doméstico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário