quarta-feira, 25 de maio de 2016

LM317 Falso???

Enfim, hoje dei por finalizado a tentativa de conseguir reguladores LM317 de boa procedência, até mesmo grandes lojas e outras boas, com venda online pela internet, já foram contaminadas pelos componentes vulgo carimbados, ou simplesmente falsificados, a bola da vez é o LM317, pelo menos para eu aqui na loja, imagine você montar um kit para um cliente e na hora de testar a fonte, subir fumacinha e ou simplesmente não funcionar, o erro é do projeto, o erro foi meu, ou...


Enfim, não adianta ir por imagem, por código, por descrição, que vai dar zembra (de verdade), a chances de comprar e chegar um gato no lugar da lebre é alta, fiz aquisições em dezenas de lojas em São Paulo e Brasil a fora e lá fora, algumas compras no Ebay, no AliExpress e até no Mercado Libre!

Ao todo tenho mais de 100 peças, de 5, 10 unidades de cada compra nas loja, na esperança de alguma ter este componente de qualidade e posteriormente comprar com segurança, uma quantidade maior do componente, pois trata-se de um componente principal de vários produtos da loja.

Este não é um caso isolado de componente ruim, tenho dezenas de outros, este se não contornado, vou desistir de fabricar qualquer circuito que o utilize, o pior que vem ocorrendo com outros componentes utilizados no dia a dia do técnico de eletrônica, do hobbista etc.


7 comentários:

  1. más acho que para usar em circuitos de baixa tensão até 5 a 10v funciona bem ....dá para guardar eles ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pendei isto, mas tem outros problemas sem ser a faixa de tensão, como citei no vídeo, alguns vão até 30V, outros de 20V em diante torram e a maioria simplesmente entra em curto ao ligar qualquer faixa de tensão, puro lixo.
      Até cheguei a cogitar ser um regulador tipo AMS1777-xx que suporta tensões baixas de entrada carimbado como LM317, mas parece ser algo tipo um NPN com um diodo zener na base, pois se medir com o multímetro analógico.

      Excluir
  2. É verdade! A falsificação de transistores e reguladores invadiram a eletrônica.
    Também comprei LM317, 2N3055, TIP35C e LM338K falsificados.

    Conversando com uma amiga vendedora de uma eletrônica em Salvador, consegui originais.
    Perguntei: Como distinguir o falsificado do original? Ela foi textual: Pelo peso. Neste caso eu comprava 2N3055 e LM338K. Os demais, não tive explicações.
    Interessante: Montei uma regulação tradicional de 24 para 12v com LM317 da ST, afim de ligar um cooler de 12v 0.13a, e eles fritavam mesmo com dissipador. Um deles estourou o involucro preto. Tenho um lote de 20 peças que comprei via ML de uma grande importadora em S. Paulo, todos da ST e estou inseguro para aplicá-lo em led de 10w ambos com dissipadores.
    Do jeito que está, não temos ideia de onde vamos parar. Penso que não é falsificação. Acho mais que é refugo que não passaram no controle de qualidade. A perfeição ou imitação com o original é perfeita.
    Abraços,
    Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, porém mesmo tendo o peso, não serve 100% como referência, tenho exemplo que internamente tem um calço de latão amarelo sob a pastilha, tem componentes que são até melhores realmente no aspecto físico, acho que, um bom teste mesmo é colocar o componente no circuito e estressar o componente até o limite que o dito fabricante dá como exemplo no datasheet.
      Fora o componente não ser o próprio componente, tenho problemas com a série TL0xxx, principalmente os TL071 e TL084, são simplesmente o tradicional 741 e o LM324 carimbados como TL.
      Quando utilizados em áudio e ou osciladores, não atingem a frequência correta, fora que não entregam em suas saídas a corrente dos TL, o jeito que tenho de sabem se me chegou componente ruim, é ter um circuito já montado e colocar o componente que chegou, e um componente original.

      Excluir
  3. Olá, se precisar tenho 500 peças original ST
    Att. Celio dos Santos Kiotheka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela oferta, vou passar a usar outro regulador, olha o lado bom algumas lojas que mandei o vídeo, se prontificaram a me enviar outras unidades e prometeram tomar providencias com o fornecedores deles e que passaram a fazer testes quando receberem os componentes.
      Espero que isso funcione e possamos ter vendedores que não visão apenas lucro, mas sim em manter seus clientes sempre consumindo deles.

      Excluir
  4. Muito bom os comentários, dessa forma fico mais atualizado. Obrigado.

    ResponderExcluir