sábado, 28 de maio de 2016

Montando transistor encapsulamento TO-3 no dissipador NT007B-65

A seguir fotos de como montar transistores de "lata" TO-3 em dissipadores sem furos apropriados, a primeira vista é algo trabalhoso, mas depois de marcar as furações o restante é mamão com açúcar, fotos comprimidas, clique nelas para aumentar.

Minha loja no Mercado Livre.

O primeiro passo é utilizar as próprias micas isolantes dos transistores para fazer as marcações dos furos é interessante posicioná-las de tal maneira que o transistor fique ao centro da alma do dissipador ou distribuídos de forma que cada um fique com uma área equivalente ao outro e possa dissipar igualmente o calor em cada componente e melhorando a dissipação.

Para os furos, são utilizados as seguintes brocas: 4mm para os furos dos parafusos fixadores com bucha plástica, 5mm para os furos dos terminais (base e emissor) e uma broca de 8 ou 10mm para limpar as rebarbas dos furos menores.


Após os furos, é inserir as buchas plásticas, passar pasta térmica nas micas e transistores de tal maneira que cubra todas a superfície que ficará em contato, mas sem excessos, apenas o suficiente para que preencha qualquer espaço que venha comprometer a transferência de calor.


A ligações duplicadas podem ser feitas diretamente sobre os terminais, evitando que tenhamos que passar um fio para cada terminal, porém é interessante observar que se vamos utilizar um único fio, o diâmetro do mesmo deverá ser dimensionado de tal maneira que se porte como dois fios.


As ligações dos terminais que ficam sob as buchas plásticas deverão ter uma atenção especial, uma vez que não possuem um contato elétrico dos melhores, arruelas de pressão e ou fricção deverão ser utilizadas, por fim pode-se quem são os terminais a ponto de facilitar ligações e utilizar cabos coloridos, assim como espaguete termo retrátil, o resultado é bem interessante pois fica um aspecto profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário