sábado, 22 de abril de 2017

Amplificador AB 100W

Montagem da placa do amplificador classe AB de 100W em 4 Ohms, a placa (kit de placas com o protetor DC grátis) pode ser adquirida neste link AQUI.


Clique nas imagens para ampliar.


 Inciando com a colocação dos diodos, jumpers e suporte dos fusíveis, D3 á D5 deve ser obrigatório o uso de diodos de 1A, tipo 1N4007, diodos tradicionais de 100mA não vão suportar a corrente de polarização dos drives dos transistores de saída. Na segunda imagem, os resistores conforme lista de material da placa, não é necessário ser resistores de precisão, tirando os dois de 5W os demais são de 1/8W, os fusíveis pelos testes achei por melhor subir seu valor para evitar de ficar queimando a toa, quando há picos de mais de 6A por rail de voltagem.

Bornes KRE, terminal Faston, e conector de entrada KK, estas opções foram proposital já que adéquam melhor a necessidade, foi acrescentado mais uma tomada de GND, ficando +42V e GND e no outro GND e -42V, para o alto falante basta pegar um GND qualquer e o terminal Faston OUT, os transistores menores são BC546C e BC556C, já os drives são MJE340 e MJE350 (não se deve utilizar BDs de média potencia aqui, queimam com facilidade).


 Componentes finais, capacitores cerâmicos, poliéster e eletrolíticos, finalizando com um dissipador médio (foi preciso um cooler) nos testes obtive os resultados abaixo:

  1. Potencia de saída 100W em 4 Ohms.
  2. Ruído ao ligar quando a impedância não for casada adequadamente ou quando ligar sem um potenciômetro na entrada de baixo valor (10K).
  3. Ao desligar, quando a tensão de +vcc cair abaixo de 35V, o transistor NPN de potencia é levado a saturação e toda a tensão do +35 vcc armazenada nos capacitores da fonte é descarregada via alto falante e GND. (Estou trabalhando nesse ponto, assim que tiver a solução do boop ao desligar coloco aqui, bem provável que tenha valor de componente errado no circuito)
Por hora esta funcionando bem, com a plaquinha do protetor DC, é só ligar a placa via resistor de 220 Ohms na fonte de +42V do amplificador e conectar os alto falantes a ela.
  

6 comentários:

  1. Projeto intressante, provocou meu interesse. Qual o preço do kit? Aproveite e faça a gentileza de informar tambem o preço dp kit de 50 watts. Obrigado pela atenção e desculpe o incomodo.
    Augusto M Costa Netto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Costa Netto, não tenho mais este kit, devido a não ter ajustes de bias e offset, muita gente montou e deu ruim, ruídos e aquecimento, este tipo de amplificador, se não utilizar os transistores de boa procedência e não casar os ganhos deles. Por isso não fiz mais dele, em breve colocarei outros, mas só depois de terminar os testes de bancada.

      Excluir
    2. 0la amigo este projeto mini strong,. Que fornece
      100 w,realmente este tem um monte falhas, o meu aprimorei o máximo que mas esquenta muito determinado e resistores, o negócio é procurar um esquema melhor que não muitos problemas.

      Excluir
    3. Olá Roberto; em meados de 2017... Circuitos fixos exigem feeling do montador em escolher o material e corrigir as anomalias do circuito, o chamado afinar o amplificador, este circuito embora simples serve a seu propósito, a placa do exemplo acima funciona até hoje, me serviu como experiência e hoje sei os pontos que o circuito peca e se fizesse outro acrescentaria esses recursos, obrigado por seu comentário.

      Excluir
  2. Muito legal
    Mais faltou a lista de componentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em 2017 esta página era parte complementar do kit, não tenho mais a lista, mas deixei a página por conter sugestões da montagem.

      Excluir