sábado, 24 de junho de 2017

Montagem do amplificador classe AB de 50W - Micro amplificador.

Montagem do pequeno amplificador classe AB, diagrama abaixo, o circuito é bem simples, e não requer ajustes e ou componentes de difícil acesso. Pergunte aqui se ainda tenho placas avulsas para venda. Ou visite minha loja no Mercado Livre.


Não tem mais os arquivo para download.

Iniciando pelos resistores de 1/16W (pode ser utilizado resistores de 1/8W montando-os em pé) , diodos 1n4148 e capacitores, C3 dependendo da aplicação, pode ser de 220nF á 10uF (nos testes utilizamos um poliéster multi camada de 4,7uF).


Resistores de 0R10, por 3 watts era o que tinha na gaveta, como é um par somente de transistores, pode-se até substituí-los por jumpers de fio, os transistores pequenos são MPSA92 para os PNPs e o 2N5551 para os NPNs, os transistores de potência são os TIP35C e o TIP36C.



Conclusão; montagem é bem simples e o resultado é satisfatório, não há ajustes e nem sobre-aquecimento em uso, suportou bem 45V com 8 Ohms, em 4 ohms e tensão de 30V com um dissipador pequeno (ver vídeo).

Uma observação a ser feita é que, não há aquele POP (leia-se, tensão DC sob o alto falante) ao ligar, nem desligar o amplificador, é montar e usar!

Vídeo do teste em 1Khz com carga resistiva de 8 Ohms, 50W de sinal, chegando a mais porém há distorções mesmo antes do ceifamento da onda.


 

18 comentários:

  1. Qual é voltagem VPP de entrada, estou com um preamp que me fornece na saida VPP entre 1,6Vpp - 7Vpp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É comum se utilizar 700mV para entrada dos amplificadores, tenho utilizado um fonte de sinal de 120mV á 600mV sem problemas, é só utilizar um potenciometro na entrada do amplificador e ajustar ao nível desejado.

      Excluir
  2. è possível utilizar esta placa como driver? Ou seja adicionar mais transistores de saída.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos , o que consigo montar com 4 pares de transistor ( d 718 b 688 ) 1 tip 35 36 .?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a placa não tem recursos para tal modificação, apenas o básico em um par de transistor.

      Excluir
  4. Pode postar o layout... Ou mandar por email... Roldaoviana@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício vc é o vendedor do ML ?

      Excluir
    2. Sim sou vendedor lá, o link dos produtos esta a direita da pagina, o que estiver lá tenho em estoque, o que não estiver parei de fabricar devido a ter pouca saída ou ser produtos que ficam de fora das regras do Mercado Livre, que nos obriga a vender somente os produtos que mais tem saída diária.

      Excluir
  5. Cześć czy ten wzmacniacz będzie pracował przy napięciu +27 -0- -27 3A

    ResponderExcluir
  6. Będzie pracował przy napięciu +28 0 -28

    ResponderExcluir
  7. Można jednak użyć innych tranzystorów wyjściowych, które obsługują większe napięcie, pamiętając, że jest to podstawowy model wzmacniacza i konieczne może być ponowne dostosowanie wartości BIAS i rezystorów rezystancyjnych.

    Até pode mas deve-s eutilizar outros transistores de saída que suportem mais tensão, lembrando que este é um modelo básico de amplificador e pode ser preciso reajustar valores dos resistores de BIAS e offset.

    ResponderExcluir