segunda-feira, 18 de junho de 2018

Caixa FR4 140x 140x 40mm com fonte de notebook.

Nesta montagem será abordado a montagem da caixa feita de fibra, o kit de fonte ajustável e o uso da fonte de notebook de 19V por 3A. O kit da placa pode ser adquirido AQUI ou no Mercado livre.


O PDF com o plano de corte da placa da caixa e o desenho do painel, pode ser baixado AQUI, basta colar sobre a placa e cortar pelo gabarito, lixar, conferir as medidas e começar a montagem, utilize, ferro de solda de pelo menos 40W ou mais.


Ao imprimir os planos de corte certifique-se de que está ajustado para o tamanho 100%, após cortar e dar acabamento, faça corte e furos, use esquadros e presilhas para auxiliar na soldagem em 90º.


Neste projeto foi escolhido o formato em que houvesse apenas uma tampa, nesse caso será o fundo da caixa e tudo deverá ser preso de cabeça para baixo, esse modelo permite maior acesso ao que se vai colocar dentro da caixa, assim como soldar as porcas de latão nas paredes da caixa internamente. 


Deve-se tomar cuidado ao manusear a caixa, para evitar riscos e ou quebras das quinas, mas se for pintar, basta utilizar lixas de 600 a 1200, no meu caso achei muito bom a cor da fibra de vidro, isso me poupa a pintura e possíveis riscos podem ser amenizados com cera de polir e ou até mesmo silicone líquido, mas isso fica a gosto de cada um.


A placa da fonte ajustável, é a de controle de corrente e tensão, utilizo os CIs em SMD porque são o que mais tenho na gaveta, o kit original o CI é DIP08, nesse caso não será montado a parte reificadora.


O capacitor de filtro também será reduzido para 470uF por 25V, já que teremos a tensão filtrada e regulada da fonte do notebook, (fonte do notebook Inspiron 15) e demais resistores e componentes do circuito da fonte.


O transistores reguladores, são montado por baixo da placa, os terminais foram dobrados em forma de !_! isso possibilita mover os transistores para os lados de acordo com furos feitos no dissipador, ao lado a montagem do voltímetro com ICl-7107, a ligação dos Display foram feitas com fio esmaltado 32 AWG, isso possibilitou economizar espaço dentro da caixa e no estreito painel.


O gabarito original era para Display de 056", mas utilizei os de 32", também foi possível fechar o vão, feito com tiras de placas de fibra, soldadas por dentro da caixa, ao lado, foto da fixação das porcas de latão, aonde serão parafusadas as placas.


A tampa (fundo) com reforço lateral e as porcas que fecham a caixa pela lateral, também foi feito os furos dos pés de borracha, ao lado é mostrado que nem sempre é possível pensar em tudo, assim é sempre bom ir prevendo o que será soldado e ou fixado dentro da caixa.


Com citado em uma postagem anterior, o painel pode ser feito através de uma folha de transparência laser ou jato de tinta, deve ser impresso invertido, para que a tinta fique do lado que será colada a caixa, após colado, é só virar a caixa e cortar rente, com um estilete, aqui utilizei cola em spray da 3M código 77, já que tem boa fixação e é neutra, não borra o toner e nem a tinta da impressora.


Tudo em seu lugar, hora de fechar e está pronta para uso, na lateral foi feito um furo de acesso ao trimpot de ajuste de fundo de escala do voltímetro.


Muito compacto e prático o manuseio ideal para locais de pouco espaço, a dissipação é baixa, a única coisa que ficou a desejar, foi o uso de 4 dígitos no voltímetro, já que foi utilizado um ICL-7107 da whingshing, nesse caso a flutuação neste ultimo digito da dezena é terrível mas não afeta a leitura da tensão, sobre o aquecimento é bem baixo, já que essa fonte de nootebook, tem boa qualidade.


Vídeo do funcionamento com cooler de processador.



Fica ai a ideia para quem precisa montar uma fonte ajustável a partir de uma fonte de tensão DC.

4 comentários:

  1. Agora acaba o problema de alojar as montagens, só depois de fazer uma é que vemos o quanto é fácil, e gratificante o resultado, e olha que a única regalia foi a folha impressa do painel, o restante tudo sem acabamento.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia ...Esse kit com fonte de não não está mais disponível no seu site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, tenho ainda 6 unidades, estava em falta devido a pedidos falsos, que acabam retirando o item do estoque da loja e deixando realmente quem quer sem a possibilidade de comprar.

      Excluir