sábado, 30 de outubro de 2021

Vídeo sobre os parâmetros da placa do medidor de ESR SMD e medição de capacitores eletroliticos

 Neste vídeo trago algumas informações sobre a placa de como é feito placa a placa e mais alguns detalhes sobre a medição de ESR, e logo abaixo link para alguns datasheets que venho utilizando.

As medições podem ser feitas tanto fora como na placa, o que vai determinar é a tensão aplicada nas pontas de provas.  


Link de alguns datasheets de capacitores que utilizo: https://drive.google.com/drive

No vídeo falo sobre o capacitor de 4700uf por 63V ele foi fabricado em Julho de 2008, Série B41845 uso geral 85ºC tolerância de +/-20%, diz no Datasheet que após 2000h de uso, terá; menor ou igual a 30% de seus valores de D/Q/Z e ESR iniciais. 

Sendo que a ESR após 100.000 horas de uso poderá ser menor ou igual a 3X a ESR inicial, e nas primeiras 1000h a ESR normal será de 1,3X a especificada no inicio, aqui é o X, saber interpretar o Datsheet.

Este não mostra a ESR, nem a Corrente de Ripple, apenas dá a fórmula para calcular a corrente de acordo com a carga, por comparação outros fabricantes, trazem valores entre 2500mA ou 0,025 Ohms diretamente.

Então não existe facilidade, tem que pesquisar e aprender a consultar o datasheet do capacitor Eletrolítico no inicio até pegar o "feeling" das medições.

Lembrando que a ESR é apenas um dos 4 parâmetros secundário do capacitor Eletrolítico, além das informações que estão no corpo do componente (capacidade, tensão de isolação, temperatura de trabalho, classe de utilização, código de fabricação e fabricante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário